No 21 de agosto é o dia mundial dos empreendedores, uma data que tem como objetivo difundir e promover a cultura da empresa, a inovação e liderança. 
É uma oportunidade para conhecer jovens empreendedores e incentiva-los a levar a cabo novos projetos. 
Com motivo deste dia, Francesca Polti conta-nos como gere a empresa e dá-nos algum conselho. 

Que significa ser uma jovem empreendedora numa empresa familiar?
 Significa desenvolver o papel de liderança com disciplina e rigor, que não quer dizer criar um ambiente de trabalho rígido e inflexível. Creio que o valor agregado que uma mulher diretiva pode fornecer à empresa é a determinação, combinada com  um grande espírito de colaboração, flexibilidade e escuta, condições que favorecem a mudança e a inovação.
Uma das minhas grandes ambições é a de converter a empresa que os meus pais fundaram faz 40 anos, de uma empresa familiar a uma grande empresa. O respeito pelos procedimentos é importante, mas sem perder de vista os aspetos positivos de um ambiente informal e caracterizado pela flexibilidade.

Qual é o segredo para chegar a ser um empresário de êxito?
Criar uma equipa coesiva, competente. Ser capaz de transmitir paixão, energia, entusiasmo e determinação. Motivar e animar as pessoas é fundamental para alcançar os objetivos estabelecidos.

Que qualidades deve ter um jovem empresário?
Deve ser tenaz e ter determinação, mas ao mesmo tempo, ser flexível, ter capacidade de escutar e as capacidades necessárias para planificar e alcançar os objetivos. 

 Que conselhos darias a um jovem que decide abrir uma nova empresa?
Abrir uma empresa hoje em dia significa ter coragem e dedicação. O conselho que daria é de não cair com o primeiro obstáculo, e vê-lo como uma oportunidade, pensar no "consumidor", escutar o mercado, escutar os clientes e inovar. E sobre tudo,  aconselharia a rodear-se de uma equipa de pessoas com capacidades específicas, valorizar e motivá-los.