Corporativo

9 Novembro 2018

Qualidade: o motor de mudança e crescimento.

Qualidade: o motor de mudança e crescimento.

Antonella Raganato, Gerente de Qualidade da Polti, explica a importância da qualidade como um motor de mudança e uma alavanca para o crescimento de habilidades.

 

O que você quer dizer com qualidade e em quais áreas da empresa SE pode APLICAR?

 

Por Qualidade refiro-me ao conjunto de características de um bem / serviço gerado por uma relação mais ou menos complexa de processos e recursos, características capazes de atingir e superar as expectativas do destinatário do bem / serviço. A qualidade entendida é aplicável não apenas aos produtos e serviços fornecidos por uma organização comercial, mas a qualquer circunstância e contexto de vida que exija uma relação cliente-fornecedor.

 

Quais são as habilidades que podem ser VALORIZADAS / melhoradas.

Quando falo sobre recursos, não me refiro apenas a recursos técnicos e estruturais, mas também às pessoas em primeiro lugar. As pessoas envolvidas no processo de geração de qualidade representam, em todos os níveis, a base do sistema: se uma parte delas não estiver adequadamente envolvida, formada e projetada em direção ao objetivo comum final, o resultado pode não ser alcançado.

O fato de ter que confrontar frequentemente novos mercados ou novas expectativas requer necessariamente uma avaliação sistemática da adequação das habilidades e conhecimentos da organização, o que desencadeia o processo de mudança e melhoria.

Dentro dessa visão, algumas habilidades são fundamentais:

  • Escuta: para atender as necessidades, você tem que "ouvir". É o primeiro passo para alcançar o objetivo, quem é o sujeito que está satisfeito.
  • Orientação para objetivos: nasceu como uma atitude, mas em termos de qualidade torna-se uma competência precisa em termos de compreensão e aplicação de um método.
  • Trabalho em equipe: a matriz de pessoas no processo gera a necessidade de aumentar em todos os níveis e funções, juntamente com as habilidades individuais, a visão geral e a capacidade de se relacionar com a equipe.
  • Capacidade de adaptação ao contexto: O contexto em que o objetivo é definido, especialmente no ambiente de negócios, está mudando e pode ser feito de forma imprevisível. A adaptabilidade não deve ser confundida com improvisação ou flexibilidade genérica: é uma habilidade precisa que é desenvolvida através da aprendizagem e aplicação de métodos de gestão de risco.

Ninguém dentro de uma organização deve ter essas habilidades desenvolvidas no mesmo nível. A vantagem de uma organização como a Polti é atingir um alto nível de habilidades como um grupo, compartilhando e enriquecendo mutuamente as habilidades dos indivíduos.

A qualidade assume um valor estratégico na competitividade de uma empresa. Em Polti, o que é traduzido?

A competitividade de uma organização pode ser alcançada graças à análise de elementos externos, tais como a escuta cuidadosa e contínua do cliente e do mercado em geral, mas também através da promoção, melhoria contínua dentro da empresa e o esforço em direção à eliminação de ineficiências.

E hoje em dia, a gestão de qualidade na Polti fornece informações valiosas para analisar o desempenho de produtos e processos, iniciar processos de melhoria.

Recentemente, o Layered Process Audit foi introduzido na empresa, uma ferramenta importante para melhorar, o que permite a detecção de erros de processo durante auditorias de curto prazo, entre 5 e 15 minutos no máximo, porém frequentes. O objetivo é ter uma imagem constantemente atualizada, mas acima de tudo para eliminar rapidamente erros e ineficiências.

 

 

Conte-nos sobre os resultados obtidos e o desafio mais difícil que você teve que enfrentar.

No ano passado, a Polti enfrentou a transição da nova norma ISO 9001, tendo que lidar, em particular, com os novos requisitos relacionados à Análise de Contexto e à abordagem de Risco. Foi um desafio como gerente de projeto, porque quando uma organização atingiu um alto nível de maturidade, a segurança pode ser o maior obstáculo. O sucesso do processo de ajuste, no entanto, foi determinado por vários fatores além do treinamento e exegese da norma. Primeiro, a participação direta da Administração, que foi parte ativa no projeto de revisão e, definitivamente, as competências da Administração, pessoas envolvidas na equipe do projeto e sua flexibilidade para avaliar novos caminhos e aproveitar as oportunidades. Foi assim que fizemos do nosso sistema de gestão outro dos nossos sucessos que celebramos este ano renovando a certificação ISO 9001.

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